terça-feira, janeiro 29, 2013

Clube Desportivo de Tondela, um fenómeno.


Várias foram as vezes que defrontei o CD Tondela nas camadas jovens. Para mim, até saí vencedor várias vezes, visto que nos últimos anos o Tondela pouco fez para elevar o nível desses mesmo jovens. No entanto as razões de escrever aqui são outras, e a verdade é que neste último ano o Tondela voltou a apostar forte na formação e conta com melhores jogadores, treinadores e condições de treino.
Muito se deve claro aquilo que vou falar: a chegada à Liga de Honra, a liga profissional de futebol, logo anterior à Liga Zon Sagres, onde jogam as melhores equipas. Esta Liga de Honra é uma liga extremamente competitiva, onde há várias equipas a competir pela subida e descida, e os pontos em disputa são sempre imprevisíveis antes do jogo começar. Deslizes mínimos provocam graves danos nas equipas normalmente.
É preciso dizes que eu fui várias vezes, como referi, rival do Tondela.
Mortágua sempre se revê como eterno opositor aos concelhos vizinhos de Santa Comba Dão e Tondela, talvez pelo facto da proximidade e das atribuições que foram feitas aos concelhos vizinhos e tantas vezes esquecidas ao nosso. Estes foram os nossos grandes rivais, embora com menor grau de rivalidade face a Santa Comba, por razões óbvias.
No entanto, quando vemos um clube a ascender da forma gloriosa que o Tondela fez-se, só nos podemos render. Eu próprio gostava de ver o Santacombadense na 3ª Divisão quando por lá andava e este ano calhou a vez de ver o Mortágua, que já não participava há muito tempo. É pena que o GD Santacombadense tenha acabado, pois os jogos eram extremamente disputados e mesmo quando uma ou outra equipa era considerada inferior, os jogos eram imprevisíveis, só comparado ao derby com o SC Vale de Açores, o derby do concelho.
Mas retomando ao assunto e sem dispersar, é preciso dizer que o CD Tondela foi campeão distrital em 2005, ano em que começou o grande crescimento do clube. Em 2007 acontece outra marca importante no clube: a criação de uma claque, a Febre Amarela, cujo número de apoiantes até pode não ser extraordinário é compensado pela fé dessas pessoas, uma vez que por exemplo levaram bastante gente numa quarta-feira de trabalho ao estádio da Luz contra o Benfica B. No mínimo fabuloso o esforço destas pessoas.
É claro que o principal impulsionador foi o seu presidente e a capacidade de gerir o clube. Apareceram patrocinadores de grande porte que passaram a financiar o clube, de maneira modesta porque o Tondela não tem nem nunca teve ordenados chorudos ou grandes regalias. A humildade pautou a subida de produção e de forma astronómica soube contagiar os tondelenses (e diga-se que os concelhos vizinhos) a apoiarem o CDT em tal importância.
Em 2008, com o apoio da claque conseguem ganhar a sua série da III Divisão, mas não a promoção porque ainda era disputado um campeonato de subida. Por fim, no ano seguinte o Tondela catapulta-se para a II divisão. Consegue lugares cimeiros logo no primeiro ano, penso que um 4º lugar (wikipédia) e no ano a seguir falha na última jornada o apuramento para a fase de qualificação para a Liga de Honra.
Não desistindo do sonho, no ano seguinte e depois de ter tido muito avanço, consegue vencer a Zona Centro da IIª Divisão apenas na última jornada no Estádio do Bessa. Suado o triunfo, mas merecido.
Consegue por isso a qualificação para o Playoff, confirmando-se como candidato à subida, deixando o Fátima cilindrado, e acompanhando o Varzim na subida. O Tondela pode erguer-se face a clubes históricos como Boavista, Espinho, Operário, Fátima, Varzim, etc e etc. O Varzim acabaria por não subir por dívidas acumuladas que não permitiam ao clube profissionalizar-se.
E agora o Tondela surpreende, pois muitos esperavam que a equipa apenas conseguisse pontinhos, e que lutasse por sobreviver e regressar à IIª Divisão. Enganaram-se redondamente. O Tondela acabou de bater este domingo o Santa Clara (tantos anos de Iª Liga!) por expressivos 4-2, numa excelente exibição e estabeleceu-se no 5º lugar. Diga-se que como o Sporting B não pode subir, está apenas a poucos pontos da zona de subida, muito longe do Belenense que tem feito época extraordinária, mas perto do Desp. Aves ou do Arouca (uma revelação também nos últimos anos). É por isso possível subir, e isso está no sonho de todos os tondelenses. O CD Tondela para já conquista uma evolução enorme e um estatuto diferente no panorama nacional, mostrando uma gerência implacável e um crescimento enorme graças aos seus adeptos, presidente, directores, treinadores e jogadores. Já foi mesmo alvo de destaque de crónicas pelos seus feitos e pelos adeptos que consegue levar, além das boas casas que consegue. O CDT pode por isso fazer história e levar longe o nome de uma região e de um distrito que merece melhor destaque no panorama nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário