É um facto consumado nas nossas vidas. Se você que lê esta crónica ainda não tem o 12 ano e já tem mais do que a idade de ensino, está na hora de entrar para um Centro Novas Oportunidades! Não perca, esta promoção, já que lhe PAGAM para terminar os estudos e dão-lhe a possibilidade ( e veja só como isto é inacreditável) de ter acesso ao ensino superior.
Ora eu ando no Ensino Secundário, pago os meus livros, sem direito a subsidio nenhum, pago matricula, pago seguro escolar e mais umas quantas dezenas de outras coisas para chegar a ser alguém. As pessoas que não terminaram quando deviam terminar (peço desculpa pela frieza, e reconheço as circunstâncias da época) são pagas com subsídios que dão à vontadinha para deslocações e coisas do género. É que eu já nem vou falar em que consiste aqueles cursos, mas o facto de serem tão apoiados pelo estado levou-me a investigar o caso e vi logo que se tratava de mais um truque do senhor primeiro ministro.
Ora melhor caso foi eu constantar que a minha mãe (e eu apoio-a pela atitude) chegou a casa e disse que se inscreveu num curso desses de informática. Eu fiquei deveras contente porque gosto que a minha mãe se actualize. Mas quando ela me falou no subsidio de alimentação, ou lá o que é, eu fiquei, vá lá, obsuleto, mórbido e completamente fora do meu ser. A minha mãe disse-me que era muito injusto para com os jovens, e claro que eu apoiei logo a teoria.
Portanto, o melhor é esperar mais um bocado e entrar nesses cursos em que me pagam para eu lá andar. Dava-me um certo jeito mais um dinheirito para um café, ou assim. E reparem como aquilo é fantástico. Eles em pouco tempo fazem o 9ºano e o 12ºano enquanto nós andamos nove ou doze anos na escola a pagar, o que torna tudo muito mais giro. E claro, o ensino que lá se faz a base de trabalhinhos e coisas do género é mesmo fantástico, já que pelos vistos as pessoas que tem ingressado no ensino superior tem se portado como o exigido: não tem feito nada e acham aquilo extremamente complicado.
Pois claro, isto acaba por se uma anedota onde entra o senhor Eng. José Socrates, que ao que parece, concluiu engenharia ao domingo de manhã, logo, até eu me questiono: isto dá mesmo o 12ºAno ou o curso de engenharia agora é em modo Express?
*Fraquinha fraquinha.
Fico contente.
ResponderEliminarPerguntas-me porquê e eu respondo: O Projecto Escutista resultou em ti. Pode falhar em 30, mas se resultar num,é motivo de Orgulho e Satisfação.
Quanto ao tema em questão, como sabes Portugal é um dos países em que menos pessoas concluíram o ensino obrigatório.
É portanto, politicamente importante "ocultar" esses números que envergonham. E aí surgem as novas oportunidades, como uma forma de apresentar estatísticas bonitas sobre a escolaridade Portuguesa. Escolaridade essa construída em terrenos pantanosos... O Projecto é Interessante, os interesses que o movem, tristes.
Uma grande Canhota,