sexta-feira, janeiro 07, 2011

As pontes do Rio Criz

Mortágua e Santa Comba Dão.
Rivalidade, Lendas, Mitos. Injurias, Agressões, Violências. Separações, Injustiças!

Mas a nova face de pessoas pode sempre vir a atenuar e demonstrar a cooperação possivel e desejada pelas pessoas de ambos os concelhos. O exemplo vem pois claro, e mais uma vez, dos mais jovens.
Na proxima semana, em principio, as Associações de Estudantes de cada uma das escolas vai assinar um protocolo de cooperação estratégico tendo em vistos vários objectivos socio-culturais e financeiros.
Mas não é o protocolo que me leva a escrever um texto com este titulo. Estou de facto contente com a proximidade que começa a existir entre os dois lados do Criz. São os mais jovens que as pessoas devem observar e esquecer velhas rivalidades. É triste quando se assistem a coisas lamentáveis entre pessoas de um e do outro lado.
Mas finalmente estamos a inovar. É importante criar parceiros entre associações de estudantes a fim de podermos em conjunto intervir em coisas fundamentais na sociedade. Por vezes não é bem medido a dimensão de uma associação de estudantes num concelho tão pequeno.
São muitas as pessoas que em Mortágua querem ver o que a Escola oferece a comunidade. Um peso consideravel nisso é a Associação de Estudantes. A parecia com o Jornal O Frontal tem sido bom para as pessoas conhecerem tudo o que se passa na escola.
É por isso que eu considero importante o papel de uma Associação na sociedade, e esta parceria vem impor um novo rumo nas coisas, e deve por isso ser entendida como um factor de crescimento.
Mortágua e Santa Comba devem crescer juntas, não tão distantes como muitas vezes se querem fazer parecer e isto devia ser aplicado a niveis mais altos, como Camara Municipal, Empresas quer de um e do outro lado, Associações Empresariais.
Mortágua e Santa Comba tem as suas ambições próprias. Santa Comba é uma cidade comarca. Não muito maior que Mortágua é certo, mas devido à centralidade relativamente a Mortágua, Carregal e Tábua deve corresponder a categoria de cidade que tem.
Mortágua tem uma forte industria florestal, e a camara apresenta-se como uma das melhores do país a nivel financeiro. O resto todos sabemos. O potencial de crescimento quer de Mortágua, quer de Santa Comba são grandes e por vezes não temos noção disso porque pensamos que estamos sempre a perder população. Mas agora está a acontecer um fenomeno de desirtificação das maiores cidades para o campo. As pessoas perferem viver nos locais mais pequenos.
É por ai que temos de atrair pessoas aos concelhos, e é por ai, sobretudo, que temos de criar empregos, ser participativos e tornar atractiva a vida nos dois concelhos.
Vamos construir uma nova ponte sobre o Criz!

Sem comentários:

Enviar um comentário