Porquê falar de alguém? É raro de facto falar de pessoas individuais, mas falo de Samuel Mira, jovem português de Chelas, ou para quem ainda não chegou lá, STK: SamTheKid. Samuel Mira, começou no hip hop bem cedo, e é de facto uma afirmação, para muitos (e para mim) um dos melhores rapper's portugueses, ou se não o melhor. Samuel representa uma geração, representa o protesto na música de intervenção e sempre com batidas que são audiveis, sem grande peso na cabeça. Poeta limpo que condiz as palavras com a sua situação: a situação das ruas, bairros sociais, droga, protesto, a tendência da abstenção, a falta de politicas entre tantos outros assuntos residentes nos nossos lares e no nosso país.
A poesia/canção de intervenção não é feita ao acaso. Samuel Mira parece transportar para si uma forte carga de simbolismo nas suas musicas, "Nao e correcto e sou mais poeta que vocês, todos voz do rock,pop,hip hop escrita em ingles", a critica à pouca aposta na musica nacional e no cantar em português. Samuel ainda aponta tantas outras caracteristicas e podres da sociedade. Os albuns especiais e sequenciais que Sam produziu: Entre(tanto), Sobre(tudo) e Pratica(mente). Estes albuns apresentam uma evolução notável no artista, o amadurecimento de um protesto que não deixa a quem ouve, indiferente.
Digo-vos com toda a sinceridade que ouço (sobretudo o pratica(mente)) do principio ao fim, sem interrupções. Samuel junta ainda aos seus "beats" partes de musicas ou declamações de poemas/textos que tornam mais ricas a composição musical e voltam a frisar o valor nacional como o diz: "Mas aqui o samuel é madredeus é dulce pontes/ porque ha uma identidade, voces sao todos identicos/ são...autenticos mendigos vendidos por centimos/ não...compreendem o meu sentimento e mentem....".
Mas musicas como "Negociantes" ou "Abstenção" referem temas também muito importantes como o tráfico e a politica vista pelos jovens. Samuel é para mim, fonte de inspiração e por isso identifico-me com a musica que ele produz. Tantas e tantas criticas que precisavam por vezes de uma maior divulgação.
"Juventude, é mentalidade!" :)
Sem comentários:
Enviar um comentário