Acabo de ouvir o som dos Homens da Luta e a sua musica que ganhou o Festival Da Canção de apuramento para o Eurovisão. Além disso li também o comentário de Miguel Sousa Tavares à cerca desta mesma canção e noto a ironia com que podemos abordar o tema.
"A Luta é Alegria", é o nome da Canção. É bom ver como é irónico o nome, pois a luta nas ruas não tem servido para muito em Portugal. Estamos embrulhados num esquema de dívida e juros complexo que dificilmente conseguiremos sair rapidamente e onde a tendência é para piorar. Os mercados carregam cada vez mais em cima, e não nos conseguimos aliviar da divida externa.
Não pensem no entanto que eu acho ridiculo e partilho da opinião de Miguel Sousa Tavares. Apesar de saber perfeitamente que não é a melhor musicalidade nem a melhor letra, acho sobretudo importante por ser diferente e na prática, Portugal nunca se destaca na Eurovisão e obtem os mesmos resultados praticamente sempre. De que vale levarmos a melhor canção se não ganhamos?
Somos sobretudo dos unicos países que canta na sua língua. A Eurovisão está à muito reservada para Países de Leste. É um sentimento que percorre os países mais a Sul e é nitidamente isso que fica. Já vimos canções tão boas no sul que não vingaram e outras tão más do Norte e Leste que ganharam. É a triste sina.
No entanto, visto que a Eurovisão é na Alemanha e a plateia alemã vai estar a ouvir o que estamos a cantar, tendo em conta de a Alemanha ser o maior financiador da divida portuguesa, acho que não vai cair em boas graças a canção, mas no entanto, acho que como povo inteligente que são percebam o sentido de humor que leva a canção. E é isso mesmo: uma canção. Não vale a pena entrarmos em politiquices como estão algumas pessoas a tentar fazer. Força Jel, Força Homens da Luta. Não peço a vitória, mas façam o vosso melhor. "A Luta continua!"
Sem comentários:
Enviar um comentário