Nada mais adequado a começar com um titulo de uma musica de Pedro Abrunhosa, no dia em que este visitou a minha escola e tive a oportunidade de falar com ele pessoalmente (o quanto possivel), alem da nossa entrevista para o Diario de Notícias.
Mas esse título remete-me também para o esforço colectivo: a amizade, o amor, a confiança. Falar de amizade é falar de essência, é falar de vida, é um sentimento que reside dentro de nós e que nos transporta para uma dimensão pessoal, um estado de alma.
Ser amigo é dificil de definir, é ser mais além, é dar algo mais. Confundo amizade com amor, mas talvez a amizade tenha sempre mais hipotese de prevalecer e sendo esta uma forma do próprio amor, é sem dúvida o sentimento mais sentido e mais marcado na nossa vida. Passar pela vida sem ter amigos, é como ser um fósforo no meio de um eucaliptal. Amigo é transcender, transpor barreiras, começar novos caminhos, definir novas metas, é ter na voz as almas de poetas e viajar por aí. Ser mais, melhor.
Amigos são suportes, bases de piramides, rectas paralelas ao sentido universal da nossa vida. Amigos são desafios superados, cavalos montados, lições de vitória. Amigos são irreconhecivelmente a marca da nossa história.
E amar? É ir e nunca mais voltar, é tudo dar. É ser mais pelo outro, é ousar. Querer e gritar o nome dela pela cidade toda de porta em porta como se o amanha não chegasse ou como se o hoje fosse coisa eterna, o ontem passado-presente de um tempo futuro. Realisticamente, às vezes nem notamos quem nos ama talvez porque estamos demasiado obcecados na precariedade da vida. Mas quem nos ama, quer-nos bem, quer-nos sempre e para sempre. E dá tudo. Carinho, atenção, festas lisas na cabeça suave, passa a mão pelos caracóis e diz sempre como estás linda hoje... Amar e amizade confudem-se no universo global do carinho.
"E tudo o que eu te dou,
e tu me dás a mim,
Tudo o que eu sonhei
Tu serás assim,
E tudo o que eu te dou... e tu me dás a mim,
E tudo o que eu te dou"
irmão <3
ResponderEliminar