quarta-feira, agosto 18, 2010

Children's

Às vezes não me apetece escrever, ou melhor, não me apetece publicar o que escrevo, mas hoje vou fazê-lo porque acho que é certo.
Há pessoas que nos fazem sentir nós mesmos, que nos fazem sentir como crianças, e nos fazem regressar à inocência e à infinitésima infância. Regressamos ao ponto zero, a um novo mundo de realidades e sentidos, de escolhas, de prazeres e ideias.
O tom com que vos falo parece o de um puto apaixonado, mas não. Por enquanto não há ninguém que preencha esse espaço. No entanto a minha paixão é a própria vida, os amigos, as experiências entre tantas outras coisas. Os sorrisos cruzam o espaço quando estamos assim envolvidos por este clima.
É por isso que me lembra as crianças que riem de qualquer coisa mesmo quando estão com fome ou em estados muito debilitados. Eu gosto bastante de crianças e o sorriso delas é algo inesquecivel e sobretudo puro e inocente. É um sorriso verdadeiro.
Há pessoas que não descolam da nossa mente nem da nossa carne, mas também há as que nem chegam a tocar-nos com as unhas. As pessoas que não descolam, amamo-las, queremo-las. São essas que nos fazem sentir nós e por isso dizemos que não amamos só pelo que as pessoas são mas também do que nós somos quando estamos com elas.

segunda-feira, agosto 02, 2010

Mortágua, Agosto.

É certo que o numero de emigrantes a regressar no verão diminui um pouco em termos de tempo de férias e também no número que regressam. No entanto, Mortágua duplica a populção neste mês de Agosto onde regressam os trabalhadores filhos da terra emigrados alem-fronteiras. 
Em conversa com uma ou outra pessoa também fiquei a saber que vinham para cá pessoas francófonas (acho que se escreve assim) que nem sequer eram naturais de cá ou mesmo quem não tivesse raizes portuguesas. Vinham como amigos de emigrantes e ao que pude apurar essa afluência de pessoas gosta mesmo do nosso país pelas mais variadas razões. Tanto do país como Mortágua. Acho que podemos por os olhos nestes exemplos de que somos um país que as pessoas gostam de visitar, mesmo que, por vezes, em determinados sitios as pessoas tenham de pagar um pouco mais para ver, no entanto, fazem-no por gosto.
Mortágua, como disse eu, duplica. Não quer dizer que seja morta durante o ano, pois a actividade ao fim-de-semana nocturna e durante a semana diurna em Mortágua é francamente positiva comparada com concelhos vizinhos e também para o agregado populacional do concelho.
No entanto, Agosto é mês de férias e festas. Realiza-se agora a Festa da Juventude e Associações, conhecida por "Taskinhas" com um bom cartaz, apesar de surgirem sempre criticas porque não se pode agradar a todos. Um cartaz com nomes de relevância como Blasted Mechanism, Oquestrada, Tributo aos Queen, D'zrt e ainda por ultimo, a tradicional Gala Internacional de Folclore com rancho vindos de várias partes do mundo e que para os apreciadores (sobretudo mais velhos) também são um belo aperitivo.
Mas também os bares e cafés da vila e do exterior da vila tornam este mês de Agosto mais atractivo com muitas festas todos os fim-de-semana e muita animação mesmo quando não existem festas. Além disso as piscinas e o patrimonio natural e humanistico são bons para os turistas e emigrantes (re)visitarem e por isso se sentirem bem aqui. 
Ainda tem também a possibilidade de dar uma escapadela a Coimbra ou Viseu ou mesmo às Praias da Figueira, Mira, Tocha ou qualquer outro ponto de interesse (e há tantos!) no nosso país.
Portugal e Mortágua são por isso sustentados também na emigração por parte dos nossos e do seu turismo que no mês de Agosto aflui em grande escala.

terça-feira, julho 20, 2010

Paranormal



Paranormal é um termo empregado para descrever as proposições de uma grande variedade de fenômenos supostamente anômalos ou estranhos ao conhecimento científico, mesmo se essa percepção for devida à ignorância.
A actividade paranormal é assim uma espécie do desconhecido, ou seja, aqueles fenomenos que ocorrem sem aparente explicação cientifica. Associamos esta actividade logo ao diabo ou mesmo a fenomenos de fantasmas, mitos ou espiritos. Mas a questão paranormal é na maioria acabada por ser explicada uns anos mais tarde por uma teoria cientifica.
O paranormal é um campo que nos leva a questões como a existência de espiritos ou mesmo a parte religiosa da nossa vida, levando-nos a questionar a existência de Deus ou de força impulsionadoras no mundo. E o que me leva o paranormal a pensar? Forças e inicio do Universo.
Porque?
Afinal o BigBang teve uma força impulsionadora, e tambem ouve uma antiparticula exacta que permitiu a evolução do universo e a sua expansão. Esse Universo está coberto de 93% de uma matéria designada, matéria negra que não conhecemos. Esta matéria pode ser diversos tipo de matérias, mas o facto é que não sabemos que elementos a constituem.
Também existe a Teoria da Contracção Do Universo, Teoria das Cordas e do Sicronismo. Todas elas fazem parte desse mundo do Universo, cheio de mistério e com tanto para descobrir.

quarta-feira, julho 07, 2010

Desilusão.

Hoje finalmente, e depois de algum silêncio, vou pronunciar-me sobre o desempenho da selecção de o nosso pequeno e audaz Portugal. Audaz, aliás, coisa que não deve caracterizar esta selecção de Queiroz.
Não foram os resultados desportivos, que não foram assim tão maus como se diz, que me fazem dar o titulo desta crónica "Desilusão". Antes de falar do que correu mal, quase tudo, há duas coisas positivas que eu quero inaltecer: a garra, a atitude e o suar a camisola de jogadores como Fábio Coentrão e Eduardo. Foram de facto aqueles que se calhar as pessoas mais apontavam como pedras no charco, como as partes mais frágeis desta equipa, revelaram-se como aqueles que mais jogaram e mais deram para que Portugal fosse longe neste Sonho Africano. Apesar disto, não só eles como Ricardo Carvalho e Bruno Alves em excelente forma e também vi um Hugo Almeida com vontade de jogar.
O segundo aspecto positivo, foi mais uma vez os portugueses emigrantes que são uma segunda alma deste país, porque o entusiasmo deles é ainda maior ao ver as suas cores no país para onde emigraram.
Quanto a broncas, "perguntem ao Queiroz". Lamentável atitude de CR7, ou como eu lhe chamo Ronaldo (apenas), porque não merece mais que isso. A atitude que CR7 tomou, agora abafada pelas noticias da paternidade (esse tema deixo-o para as revistas cor-de-rosa) mostra toda a desorientação e incapacidade que Ronaldo tem com a braçadera de capitão (e mesmo sem ela). É de facto bom jogador, e acredito como tentou fazer um bom mundial e as coisas não sairam bem, mas defendo Queiroz que disse "se alguem achar esta camisola portuguesa pequena demais que diga". Ronaldo para mim, um dos melhores do mundo com a bola nos pés, um dos piores do mundo com a boca.
De Ronaldo, aponto a minha mira a Queiroz. Não é mau treinador, muito pelo contrário. Eu aprecio tacticamente o seu modo de pensar o jogo. Mas ser bom tacticamente não é o mais importante ao que parece. É preciso outra mentalidade. Scolari não tinha a cultura táctica (e não tem mesmo) que Queiroz tem, mas tem outra coisa: sabe unir o país, os jogadores e pô-los a jogar no campo com o coraçãoe e o seu orgulho. Queiroz não sabe criar um balneário. Talvez o problema de tantos anos a ver Fergusson treinar.
Portugal entusiasmava mesmo que não ganhasse com Scolari. Agora é apenas um bloco de gelo.
Vejam só como a Argentina entusiasmou o Mundial e mesmo levando 4-0 da potentissima Alemanha, foi recebida totalmente em apoteose. Entusiasma ver Maradona, um homem cheio de "humanidade" que beija e acaricia os jogadores com aquela paixão pelo jogo e estabelecendo grandes relações com estes.
Neste momento em que escrevo, vejo uma Alemanha vs Espanha na meia final, enquanto Holanda está na final e Uruguai no 3º e 4º lugar. Boa surpresa este Uruguai.
O Brasil, deu-me a entender que ia ganhar a Holanda, mas depois a Holanda mostrou quão mecânica é esta Laranja.
Gostei de ver o Gana, que esteve a um passo da meia-final e por pena minha não passou pois eu gostava de ver Africa alegre a festejar pelo menos um 3 lugar :)
Portugal? Olhem para a paixão do Uruguai, a organização Alemã, a entrega do Gana, a magia Laranja ou mesmo uma Espanho que, mesmo mais fraca, continua com aquele "cheiro a bom futebol" e com explendida circulação de bola.
Portugal, desilusão.

domingo, julho 04, 2010

Pessoas.


Linhas cruzadas, ditadas
Ao amanhecer
Alinhavadas no corpo
Dilatas na alma
E ponho finalmente
A virgula assertiva
Que me faltava no meio da oração
E escutar uma canção
Enquanto me inspiro
E descanso pausadamente
O corpo inerte
Desta minha vida de viajante
De alma, de espirito
Duma cabeça ambulante
Uma voz gritante cá dentro
Faz de mim escritor
De um pensamento amante
Do que me resta de dor.

"Se o teu coração é feito de ferro, bom proveito, o meu fizeram-no de carne e sangra todo o dia"
José Saramago (homenagem à sua morte)