segunda-feira, agosto 02, 2010

Mortágua, Agosto.

É certo que o numero de emigrantes a regressar no verão diminui um pouco em termos de tempo de férias e também no número que regressam. No entanto, Mortágua duplica a populção neste mês de Agosto onde regressam os trabalhadores filhos da terra emigrados alem-fronteiras. 
Em conversa com uma ou outra pessoa também fiquei a saber que vinham para cá pessoas francófonas (acho que se escreve assim) que nem sequer eram naturais de cá ou mesmo quem não tivesse raizes portuguesas. Vinham como amigos de emigrantes e ao que pude apurar essa afluência de pessoas gosta mesmo do nosso país pelas mais variadas razões. Tanto do país como Mortágua. Acho que podemos por os olhos nestes exemplos de que somos um país que as pessoas gostam de visitar, mesmo que, por vezes, em determinados sitios as pessoas tenham de pagar um pouco mais para ver, no entanto, fazem-no por gosto.
Mortágua, como disse eu, duplica. Não quer dizer que seja morta durante o ano, pois a actividade ao fim-de-semana nocturna e durante a semana diurna em Mortágua é francamente positiva comparada com concelhos vizinhos e também para o agregado populacional do concelho.
No entanto, Agosto é mês de férias e festas. Realiza-se agora a Festa da Juventude e Associações, conhecida por "Taskinhas" com um bom cartaz, apesar de surgirem sempre criticas porque não se pode agradar a todos. Um cartaz com nomes de relevância como Blasted Mechanism, Oquestrada, Tributo aos Queen, D'zrt e ainda por ultimo, a tradicional Gala Internacional de Folclore com rancho vindos de várias partes do mundo e que para os apreciadores (sobretudo mais velhos) também são um belo aperitivo.
Mas também os bares e cafés da vila e do exterior da vila tornam este mês de Agosto mais atractivo com muitas festas todos os fim-de-semana e muita animação mesmo quando não existem festas. Além disso as piscinas e o patrimonio natural e humanistico são bons para os turistas e emigrantes (re)visitarem e por isso se sentirem bem aqui. 
Ainda tem também a possibilidade de dar uma escapadela a Coimbra ou Viseu ou mesmo às Praias da Figueira, Mira, Tocha ou qualquer outro ponto de interesse (e há tantos!) no nosso país.
Portugal e Mortágua são por isso sustentados também na emigração por parte dos nossos e do seu turismo que no mês de Agosto aflui em grande escala.

Sem comentários:

Enviar um comentário