Euro 2012, Qualificações, Estádio da Luz, Sábado, 4 de Junho, Jogo do Grupo H:
Portugal vs Noruega.
Queiroz não deixa memória de boas coisas na selecção tanto a nível de simpatia, como a nivel de resultados desportivos. Ninguém dúvida que é profissional e competente e por vezes faltou-lhe sorte. Mas a Portugal faltou sempre alegria. E essa alegria vê-se na selecção de Paulo Bento. Talvez seja a troca de treinador que levou a que isto acontecesse, mas foi Paulo Bento que colocou Portugal na rota da vitória, e agora dependente apenas de si próprio para vencer o grupo e qualificar-se para o Euro2012, realizado na Polónia e Ucrânia.
Quando falamos de Portugal, relativamente ao futebol, é impossivel não lembrar Scolari, e as competições que esteve presente. Portugal com Scolari conquistou uma posição confortável no futebol mundial e talvez não tenha sido construida por ele, mas foi ele que elevou a selecção a esse estatuto. A organização do Euro 2004 foi estrondosa para o crescimento de Portugal, tanto como a nivel interno (campos, estruturas, etc) mas também a própria selecção elevou alguns patamares até ao topo do futebol mundial.
Nesses dias, a derrota inicial com a Grécia foi como que uma premonição, e levou a uma desilusão para os portugueses. Mas a selecção respondeu logo no jogo seguinte com um 2-0 demolidor face à Russia, impondo assim uma nova face lavada da selecção.
Eis que chegou então o jogo decisivo com a Espanha, aquele que seria o tudo ou nada. Um jogo dificilimo com os rivais da peninsula ibérica, e que criou de novo duvidas sobre a nossa selecção, pois era um teste complicado. No entanto o golo de Nuno Gomes colocou de novo a esperança dos portugueses e Portugal qualificava-se para os quartos de final.
Nesses quartos de final, foi finalmente elevado o patamar de Portugal ao eliminar a Inglaterra nos penaltys, e de seguida a poderosa Holanda na meia final, com golos magnificos e um futebol que encantava.
Enfim a Grécia chegou, e de novo o pesadelo ao perder a final no próprio país perante um estádio cheio de portugueses a apoiar os nossos. E a cabeçada de Charisteas foi decisiva. A um passo dessa glória, e o resultado ficou para a historia com a Grecia a levar o troféu.
Depois seguiu-se o mundial com uma grande participação ao alcançar as meias-finais, na minha opinião o jogo que menos merecia perder e no qual o árbitro da partida (Larionda?) favoreceu demasiado os gauleses e caiu o sonho de Portugal onde já com a baixa moral, perdeu 3-1 na disputa da medalha de bronze. Já depois de eliminar a Inglaterra de novo nos penaltys e de novo a Holanda.
Ainda com Scolari estivemos no Euro 2008 na Austria e Suíça, no qual perdemos nos quartos com a poderosa Alemanha de novo. Já na era decadente de Scolari.
Agora reacende-se a chama, e quando chegarmos ao Euro 2012, vamos de novo esperar mais de Portugal e colocar sempre grandes expectativas. No entanto é preciso cuidado com essa elevação de expectativas para não cairmos num poço de ilusões...
Sem comentários:
Enviar um comentário