Afinal Mário Soares foi ridicularizado por alguns quando proferiu declarações que poderiam incitar à violência, quando falou na Aula Magna perante um encontro de políticos de esquerda. Mas Soares apenas está a tentar dar uma de "eu bem avisei", uma vez que o próprio sabe o que são traulitadas, sopapos e bananos no bucho. Soares sabe-lo como ninguém e tenta passar a experiências às gerações mais novas, desprovidas ainda de pancadaria e confusão. Já começo a acreditar que há um Presidente da República em Portugal, visto que do outro, apenas as reflexões silenciosas parecem passar.
Para muitos parece ser claro que "Soares é fixe", mas para outros trata-se de uma brasileirada recôndita que se traduziria por "Soares é f***". Fica ao critério do leitor interpretar.
Estas palavras que pareciam serem acusadoras e ofensivas, num claro apelo à violência, foram agora reduzidas a palavras mais simpáticas e de alerta, uma vez que o Papa Francisco resolveu intervir usando palavras na linha de Soares.
O que é um facto é que toda a gente pergunta o que Soares e Francisco querem dizerem com tais coisas, e se estão de facto a incentivar a violência. No entanto a pergunta essencial não é essa: Porque raio o Papa Francisco, mais conhecido por Paquito d'Argentina, se intrometeu na política portuguesa?
Afinal, um tipo que vive bem, com posses, numa catedral e palácios no meio de Roma, com um próprio país, tem necessidade de se meter num país como este que não interessa nem ao menino Jesus quanto mais aos seus súbditos?
Analisando os principais temas, poderia ser algo relacionado com a discussão da Bola de Ouro. De facto CR7 e Messi estão em guerra acesa, e o facto de tentar diminuir Portugal, poderia indiciar um apelo ao voto no seu compatriota. Mas o homem não fez referência a Blatter, nem a Platini, o que exclui que tivesse a falar de prémios desportivos.
Então, depois de muita pesquisa, avanço em primeira mão a razão que levou Francisco a fazer tais afirmações protegendo Soares de todas as acusações que foi alvo: os dois têm em comum uns dos melhores pares de bochechas do Mundo. O papa Francisco está claramente atrás, mas mesmo assim parece ir amealhando pontos pelo mundo inteiro, enquanto Soares vai tentando solidificar o lugar nas principais praças europeias.
Uma coisa é certa, sem violência ou não, com ou sem bola de Ouro, está para durar a competição pelas irregularidades anatómicas de certas figuras do Mundo e da nação.
Sem comentários:
Enviar um comentário