terça-feira, abril 27, 2010

Rumo(s)

Hoje sinto-me feliz. Tenho andado sem escrever, porque na verdade não tenho tido grande vontade e a verdade é que tenho escrito coisas do meu intimo :). Mas promete que vou deixar de vos chatear e falar de outras coisas.
Sinto a mudança a pulsar nas veias. Não me interessa o que vai acontecer daqui para a frente mas sei que algo está mudado ou a mudar e estou a gostar de me sentir assim. Começo a ter mais objectivos e metas. Sei que posso surpreender :)
Enquanto isso fui apresentador do Miss Mister Escola 2009/10 da Escola Sec. De Mortágua, e eleito Presidente da Comissão de Finalistas... Tanta responsabilidade :S. Vai ser dificil. Já começaram a haver alguns atritos mas estou a minimizar tudo. E já avisei que o que é para falar e na reunião e ca fora não se discute. :)
Vamos la ver :)

segunda-feira, abril 19, 2010

Poema.

O meu céu
É um azul que renasce
Uma gota que cresce
Uma sombra no sol

O meu céu
É uma brisa calminha
Uma história contada
Um berço de luz
O olha que seduz
A voz falada

O meu céu
É o teu céu
É o nosso céu
Um azul fundo, intenso, prefeito

O meu céu
É um ramo de oliveira
Uma folha de laranjeira
Que percorre o meu desejo

O meu céu
É o teu corpo,
É o teu beijo.

quinta-feira, abril 15, 2010

Livro

Sei que tinha prometido continuar a parte do turismo do concelho, mas sinceramente não me apeteceu muito e como a pagina é minha eu mando :).
Decidi deixar em stand-by a escrita de um livro que tenho escrito chamado "Pedras no Caminho". A verdade é que até gosto do tema e o que envolve o livro e apesar de ter já escrito uns quantos capitulos, o meu estado de espirito levou-me a começar outro livro. A verdade é que houve uma fase que achei que Nicholas Sparks era demasiado romantico e o que me deu a entender quando recomecei a ler vi que eu próprio escrevo e tenho ideias semelhantes a ele. Não é gabar-me, nem dizer que escrevo tão bem quanto ele porque não sou. Mas é dentro do mesmo género.
A verdade é que me deu para escrever um romance misturado com alguma ciencia e história que gosto sempre de incluir nas minhas histórias. Chamei-lhe "Um amor nunca acaba" e estou a começar o livro e na fase do brainstorming...

:D

sexta-feira, abril 09, 2010

Investir em Mortágua


Hoje decidi dar uma vista de olhos pelo meu concelho de Mortágua e ver o que há para fazer e dizer. A aposta da camâra municipal não tem sido abaixo das expectativas, no entanto, precisa ser evista em algumas áreas. O sector da educação têm sido uma grande aposta tal como nas familias, já que Mortágua precisa de gente.
Quanto a esse sector eu penso que não há nada que dizer, pois a construção que está a decorrer do centro educativo parece-me óptima e uma forte aposta. Tal como esta construção, a remodelação da EB 2,3 Dr.José Lopes de Oliveira com um orçamento de 2M, é de facto outra grande aposta. Pena só a Escola Secundária não poder ser alvo de obras pois esta pertence ao Ministério tal como qualquer Escola Secundária.
No contexto dos transportes, a Camara também me pareceu correcta ao fazer um estudo e aplicar depois uma rede de transportes no concelho protocolada com a Transdev. A estação de Mortágua e os apeadeiros também sofreram algumas mudanças e estão agora um pouco melhorados. Quanto a estradas municipais é o que não falta e, alem disso, continuam bem preservadas.
Agora vamos falar de um ponto fraco do municipio: Turismo. Sim, eu sei que se construi um Resort de Luxo na Aguieira com o apoio da Câmara, além de se ter alcatroado a estrada Mortazel-Tojeira. Mas nada disto me parece suficiente. O turismo em Mortágua tem de ser mais divulgado. Deve-se fazer um estudo em vista ao melhoramento de vias de acesso e ao proprio local das Quedas de Água das Paredes, da Serra do Boi e Caramulo, da propria Barragem (alias de todas elas), além da quantidade de Ribeiras como a Ribeira de Mortágua que podiam ter precurso pedestres a nivel nacional como têm as quedas de água.
Desde os tempos em que ouvi dizer que o Cabeço Sr. do Mundo era um antigo castro eu sempre pensei se se teriam feito escavações no local e gostaria que me esclarececem à cerca disso, além de um lugar chamado Lapa da Moura, perto de Mortazel, que se diz ter pinturas rupestres ( in http://www.cm-mortagua.pt/ ). Se isto existe porque não se por à vista de todos? Só teriamos a ganhar mortaguenses. E porque não se faz um museu municipal? Devemos ser dos unicos concelhos do país que não tem um.
Poderia falar de mais áreas, mas o resto fica para a próxima. Mortágua precisa de investir no TURISMO.

terça-feira, abril 06, 2010

Perfeição

Tira-se daqui, põem-se ali, rasga-se, corta-se, estica-se. "Mãeee! Já tenho 18 anos, achas que posso aumentar os meus seios ou corrigir as minhas curvas?"
Perfeição.
Hoje em dia, existem médicos. Médicos-cirurgião. Uma técnica ancestral de corte e custura como as nossas avós. A inovação é a aplicação ao corpo. "Corte e custura". Sarcasticamente à Lili Caneças dava-lhe o nome de Enxoval. :)
A perfeição é um problema actual, normalmente mais das mulheres e tipicamente, e chega a ser obsessiva pois muitas das entrevistas pretendem mulheres jovens e bonitas. Mas não só é um problema fisico como começa a ser um problema tipicamente mental, pois se uma mulher achar que tem imperfeições por vezes acaba por ser obsessiva ao ponto de criar problemas mentais a si propria.
Estupidamente o ser humano procura em si proprio aquilo que nunca há-de atingir: a prefeição. O ser humano é desde o inicio da espécie completamente imperfeito embora a sua evolução venha a tender para um ser mais ideal.
Pesquisei e a palavra perfeição vem do latim perfectus que significa ser completamente livre de defeitos (feições) e isso é mentira. Uma mentira completa. Nós temos uma coisa a que chamamos feições, sejam bonitas ou feias logo não podemos ser perfeitos.
Nada nos impede de dar-mo o máximo na nossa alma pois eu acho que mais que uma pessoa ser bela, é uma pessoa ser bonita. Bela para mim é ser fisicamente atraente, enquanto que bonita é ser uma pessoa encantadora a que podemos falar, brincar e partilhar.
Nunca escolhi ninguem por ser a melhor ou mais bela. Eu escolhi por gostar dela :)

segunda-feira, abril 05, 2010

Realidade de Páscoa

Páscoa. Importante marco cristão que tem em vista a morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Será?
Ora comecemos desde os primórdios. A páscoa não é a celebração que isto nos diz. Também existe Pascoa para os Judeus. No antigo testamento, primeira parte da Biblia, a celebração da Páscoa é redigida ao momento em que o povo de Deus se libertou do Egipto. A Páscoa é por isso um sinónimo de independencia, libertação, etc. O que depois a Igreja fez, foi conjugar os dois dias e torná-los numa unica celebração, o que tornou muito mais forte a celebração da ressurreição de Cristo.
Posteriormente, a pascoa teve uma inclusão não religiosa e aproveitada por algumas marcas com a divulgação do Coelho da Páscoa e os Ovos de chocolate que descendem dos ovos do tradicional folar.
Ora é absurdo pensarmos nisto. Se fizermos as coisas com lógica pensamos que os coelhos nunca puseram nem poem ovos e que não existe nenhum animal que ponha ovos castanhos de chocolate! Enfim, as marcas aproveitam-se da ingenuidade dos pais que querem dar tudo aos filhos. É mais um caso como o Pai Natal.

quinta-feira, abril 01, 2010

Liga Profissional de Politica

O titulo parece-me demasiado desligado. Politica e Futebol? O que tem a ver para além das tipicas conversas entre o sexo masculino ser à base disto?
Tudo.
A politica está a entrar num campo onde não se joga com a bola mas sim com o prestigio, com a face do portugueses e do dinheiro. A politica é agora uma rede de clubes a que eu chamo Liga Profissional da Politica poís o comportamento chega a ser quase semelhante.
Os clubes tem sócios, os partidos têm militantes. Ambos pagam cotas, ambos agitam freneticamente bandeiras e cascois. Ambos tentam atrair pessoas jovens, e nisto a politica esforça-se criando as Juventudes partidárias a que eu chamo Escalões de formação. Os socios elegem os seus presidentes tal como nos partidos. Todos têm pelo menos 10.000 pin's para oferecer com o emblema do partido ou do clube.
As pessoas já não votam por este ou aquele ser melhor. As pessoas cada vez são apenas PS, ou apenas CDS, ou apenas PSD. Não interessa se alguem esteve mal ou não.
E vejam só como os partidos realizam transferências!
Tantos e tantos politicos que mudaram de partido. Normalmente começam por baixo, no Bloco, no CDS, no PCP até chegarem aos dois "grandes": PS e PSD.
Acho uma vergonha existir tanta gente que até pode não ser sócia/militante mas que seja um adepto incondicional de cada partido. Acho que num estado de direito as pessoas são livres e por isso não deveriam ser adeptas! As pessoas deviam ser como sempre quisemos que fossem: INDEPENDENTES.
Ora se aliam a um partido, deixam de ser independentes para serem partido-dependentes... E isto considero grave.
Posso admitir que sempre tive simpatia pelo PS e pelo CDS que sempre colocaram pessoas que eu apreciei tanto nas autarquias (como na minha) como a nivel nacional. Mas posso dar um exemplo que agora gosto tambem bastante do PSD porque acredito na pessoa do Pedro Passos Coelho.
No entanto mantenho-me como sempre fui e sempre serei: Independente. Gosto de um e de outro candidato, mas não quer dizer que apoie um partido. Acho que o mais importante são as Pessoas!