domingo, março 28, 2010

Futebol Lamentável


Lamentável.
A violência no futebol é um dos casos sérios do desporto. Mas é preciso atender que isto acontece muitas vezes pelas provocações dos jogadores e adeptos. Por exemplo, no jogo de ontem que o SLBenfica ganhou por 1-0 ao Braga (com justiça) o Di Maria que é um jogador com talento e classe mas que passou o jogo a fazer simulações e apesar de ele ser do meu clube (sim, sou do Benfica) não são atitudes de jogador.
Hoje eu mesmo vivenciei a experiencia da violência do futebol.
O jogo Estrelas do Mondego vs Mortágua FC, a minha equipa, teve contornos que não devem ser vistos no futebol e principalmente nas classes mais jovens. Vencemos por 2-1 o Estrelas com algum azar pois falhamos alguns golos obvios, mas uma vitória completamente justa que peca por escassa.
No entanto, o grande protagonista foi justamente o treinador dos visitados e o arbitro da partida.
A equipa de arbitragem não esteve realmente muito bem pois os "bandeirinhas" eram adolescentes e escusado será dizer que quem pedisse fora-de-jogo em primeiro lugar era o que eles assinalavam, principalmente do lado da rapariga. Não é critica, é ingenuidade por serem tão novos. O sr. árbitro expulsou o guarda-redes da casa o que indignou muito o treinador do Estrelas. Além disso houve outros erros também acentuados, em que muitas vezes o arbitro perdou expulsao ou amarelo ou nem assinalou falta. Mas não foi uma arbitragem mal de todo. De 0-10, nota 5.
No entanto alguns apoiantes da nossa equipa foram assistir ao jogo e como habitual ouve alguns nomes improprios ditos pelos da casa em relação aos nossos jogadores e mesmo aos adeptos. Apesar disso é uma coisa que já nos habituámos.
Lamentável foi o que aconteceu pós-jogo. Eu estava a comprimentar os jogadores e arbitro que são pessoas extaordinárias e que tentaram sempre acalmar o seu treinador.
O que aconteceu foi completamente inexplicável: o treinador do Estrelas excedeu-se e foi pedir explicações aos nossos apoiantes e amigos além de jogadores do nosso clube. Estes ignoraram e dirigiram-se ao balneário juntamente com a equipa e treinadores. No entanto este treinador saiu disparado para tentar injuriar e causar danos fisicos nos nossos jogadores. Aí disparou a confusão com os treinadores da eq. adversária a quererem literalmente causar disturbios. Lamentável. Eu próprio fui lançado contra o chão e um dos nossos jogadores tem um arranhão enorme nas costas.
O árbitro presenciou o momento e a GNR esteve também a tentar acalmar os animos, mas quando são só dois GNR, é complicado. Resta esperar pelo relatório do árbitro e o que dirá a federação. Mas estes comportamentos por parte de dirigentes é lamentavel nas camadas jovens. Neste caso os jogadores é que mostraram estar à altura do momento e não se envolveram.

Agradeço também aos meus misteres porque tentaram acalmar os animos e porque me deram a confiança hoje para ser capitão de equipa :).

Quanto ao resto: LAMENTÁVEL!

Sem comentários:

Enviar um comentário