domingo, março 28, 2010

Futebol Lamentável


Lamentável.
A violência no futebol é um dos casos sérios do desporto. Mas é preciso atender que isto acontece muitas vezes pelas provocações dos jogadores e adeptos. Por exemplo, no jogo de ontem que o SLBenfica ganhou por 1-0 ao Braga (com justiça) o Di Maria que é um jogador com talento e classe mas que passou o jogo a fazer simulações e apesar de ele ser do meu clube (sim, sou do Benfica) não são atitudes de jogador.
Hoje eu mesmo vivenciei a experiencia da violência do futebol.
O jogo Estrelas do Mondego vs Mortágua FC, a minha equipa, teve contornos que não devem ser vistos no futebol e principalmente nas classes mais jovens. Vencemos por 2-1 o Estrelas com algum azar pois falhamos alguns golos obvios, mas uma vitória completamente justa que peca por escassa.
No entanto, o grande protagonista foi justamente o treinador dos visitados e o arbitro da partida.
A equipa de arbitragem não esteve realmente muito bem pois os "bandeirinhas" eram adolescentes e escusado será dizer que quem pedisse fora-de-jogo em primeiro lugar era o que eles assinalavam, principalmente do lado da rapariga. Não é critica, é ingenuidade por serem tão novos. O sr. árbitro expulsou o guarda-redes da casa o que indignou muito o treinador do Estrelas. Além disso houve outros erros também acentuados, em que muitas vezes o arbitro perdou expulsao ou amarelo ou nem assinalou falta. Mas não foi uma arbitragem mal de todo. De 0-10, nota 5.
No entanto alguns apoiantes da nossa equipa foram assistir ao jogo e como habitual ouve alguns nomes improprios ditos pelos da casa em relação aos nossos jogadores e mesmo aos adeptos. Apesar disso é uma coisa que já nos habituámos.
Lamentável foi o que aconteceu pós-jogo. Eu estava a comprimentar os jogadores e arbitro que são pessoas extaordinárias e que tentaram sempre acalmar o seu treinador.
O que aconteceu foi completamente inexplicável: o treinador do Estrelas excedeu-se e foi pedir explicações aos nossos apoiantes e amigos além de jogadores do nosso clube. Estes ignoraram e dirigiram-se ao balneário juntamente com a equipa e treinadores. No entanto este treinador saiu disparado para tentar injuriar e causar danos fisicos nos nossos jogadores. Aí disparou a confusão com os treinadores da eq. adversária a quererem literalmente causar disturbios. Lamentável. Eu próprio fui lançado contra o chão e um dos nossos jogadores tem um arranhão enorme nas costas.
O árbitro presenciou o momento e a GNR esteve também a tentar acalmar os animos, mas quando são só dois GNR, é complicado. Resta esperar pelo relatório do árbitro e o que dirá a federação. Mas estes comportamentos por parte de dirigentes é lamentavel nas camadas jovens. Neste caso os jogadores é que mostraram estar à altura do momento e não se envolveram.

Agradeço também aos meus misteres porque tentaram acalmar os animos e porque me deram a confiança hoje para ser capitão de equipa :).

Quanto ao resto: LAMENTÁVEL!

sábado, março 27, 2010

Ouvi dizer...

Que o nosso amor acabou, diz-nos os Ornatos Violeta.
E quanto custa que ele acabe. Muito. Muito mesmo muito. É uma especie de vazio e um frio por dentro que nos invade para sempre. Pelo menos até superarmos.
Ele começa sempre tao bom, tao macio. É bom amar e faz-nos bem. Mas as desilusões também nos marcam. É bom pela experiencia que nos faz crescer, mas normalmente deixa marcas que tentamos apagar ou ludibriar. É bom amar.
Mas o importante é ser feliz com alguem ou se nao for com ninguem é com os nossos amigos.
Ser feliz importa. Muito. Amem-se mas não se auto-destuam!

quinta-feira, março 25, 2010

Elas sorriem e tu não?


Se elas conseguem sorrir, porque não o fazes também?
Não penses só em ti. Faz. Ousa!

quarta-feira, março 24, 2010

Taça da Liga - Os pontos positivos e negativos


A taça da liga esteve desde a sua criação envolvida em polémica com alguns clubes a não desprezarem a competição. Todos achavam que era sobrecarga de jogos e não era nada vantajoso para os clubes das 1ªs ligas.
Mas a Taça da Liga demonstrou-se intacta e avançou mesmo. E como os protestos eram tantos que criou o premio monetario que todos nós sabemos e que será muito util a alguns clubes que nela participam.
A 1ª Taça foi ganha por Carlos Carvalhal ao serviço de um Setubal imperial que derrotou o Sporting.
Um dos pontos positivos foi o uso do Estádio Algarve que é usado para a final desta competição. Mas a polemica sentiu-se quando na época passada o Benfica derrotou o Sporting com uma grande penalidade inexistente que lançou muita confusão nas bancadas.
Confusão passou-se tambem este ano quando claques de Benfica e Porto se apedrejaram mutuamente, alem de troca de insultos e empurroes. Ainda mais degradante foi ver os SuperDragões a arremessar cadeiras, bocados de cadeiras e ferros para dentro de campo.
No fim disto o Benfica ganhou por um justo 3-0. Nestas finais por um lado, o aspecto negativo foram os desacatos apesar da forte medida de segurança. Os pontos positivos foram o Derby, o Clássico e um Setubal-Sporting que tambem praticamente encheu o estadio.
No entanto a PSP, GNR e outras policias devem fazer alguma coisa para por fim a onda de violência e prender os Holigans do futebol Portugues.
Na liga, também há TAÇA.

terça-feira, março 23, 2010

O escutismo

Há muita gente que acha que o escutismo não é nada de jeito e sao so um bando de meninos de lenço ao pescoço como uns ninis :). Mentira!
Para começar o escutismo divide-se em AEP e CNE, este ultimo com filiação católica enquanto o AEP não precisas de ser católico. 


O escutismo é sobretudo uma preparação para a vida. Aprendemos a fazer nos, a desenrascar-nos sozinhos no mato. Os nos servem-nos para construçoes magnificas, de que as pessoas que criticam ficam muito maravilhadas quando vem uma duzia de paus a servir de uma mesa enorme que cabe lá tanta mas tanta gente e que se suporta tão bem.
Aprendemos ainda a racionar o alimento, o que é importante pois não devemos desperdiçar comida, aprendemos a nutrir-nos conforme as actividades que fazemos. 


Aprendemos a caminhar, o tipo de sola para uma caminhada, a resistir a chuva, vento, ao frio e a tudo o resto como uma longa marcha por entre serras enormes sempre a subir.


Por fim, as actividades servem para nos unirmos como grupo e por isso aprendemos muitos valores como a amizade, o amor, a entreajuda etc. Fazemos montes de amigos nas actividades grandes.


Está na hora de ser Escuteiro e Ousar!

segunda-feira, março 22, 2010

A formula de Deus

Temática
Este romance trata principalmente as provas para a existência de Deus. Expõe também argumentos contra o modo como a Bíblia caracteriza Deus, embora mostre cálculos que mostram a existência de certas verdades científicas no Génesis.
Trata ainda temas como a diferença entre culturas (Irão, Tibete, Portugal), o plano nuclear iraniano, o modo como a CIA opera, as semelhanças entre a ciência ocidental e o pensamento oriental e o cancro pulmonar.

Enredo
Contratado para decifrar um manuscrito de Einstein só agora descoberto, Tomás Noronha, professor universitário, envolve-se num jogo duplo entre o Ministério da Ciência Iraniano e a CIA, procurando desvendar a prova científica da existência de Deus, descoberta por Einstein, embora o Irão e os EUA julguem que o documento do cientista expõe a fórmula para fabricar facilmente uma bomba nuclear.
Com a ajuda de Ariana Pakravan, por quem se apaixona, ele tenta sair ileso de mais uma aventura. Enquanto o seu pai tem os dias contados devido a um cancro do pulmão, Tomás tem de escapar às perseguições dos iranianos, após os ter traído para ajudar a CIA. É Ariana quem o ajuda, acabando por se deixar levar pelos seus sentimentos relativamente ao português.
Após uma viagem que vai desde o Irão ao Tibete, e ainda em Portugal, eles conseguem provar, precisamente no dia do funeral do pai de Tomás, que o documento de Einstein não contém a fórmula para o fabrico para um bomba nuclear, mas sim uma tese científica relativa à existência de Deus.

Tese principal: a existência de Deus
A tese exposta no livro é baseada em teorias verdadeiras, algumas até conhecidas, como a Teoria da Relatividade, de Einstein, o Princípio Antrópico, ou o Teorema da Incompletude. Há um grande foco sobre o Big Bang, devido à comparação entre este e a famosa frase do Génesis: "faça-se luz!".
Neste livro, defende-se a existência de um Deus não antropomórfico, como afirma a Igreja, mas sim como uma inteligência superior e com uma determinada intenção na criação do Universo e no surgimento da Humanidade.



domingo, março 21, 2010

O coração (e a) mente

Começo a escrever neste blog hoje com a simples ideia de me postar o que apetecer, ou seja, um blog livre para a minha creatividade no campo da escrita.
O titulo do blog está em arabe e quer justamente dizer: o coração (e a) mente.
Porque este titulo? Se querem que vos diga nem eu sei bem...
Mas as nossas vidas estao marcadas por decisoes com o coração e outras com a mente ou com ambos. O coraçao pesa sempre no amor e amizade, enquanto a mente da por um lado irracional. Por vezes a escolha recai no coraçao mas nem sempre ele nos diz a verdade e por isso o coração mente. É mesmo aquilo que vou fazer :)

Que as estrelas vos protejam,

Sejam felizes